Faça você mesmo - Parede de tijolinhos fake!

agosto 13, 2017

Procurei várias maneiras de fazer uma parede diferente no meu quarto e, felizmente, fui parar no blog "Homens da casa", no post onde uma leitora ensinava, passo a passo, uma forma bem legal de dar um up em alguma parede de casa... Foi amor a primeira vista pelo projeto e decidi reproduzi-lo em meu quarto. Bem, como o post da Joara lá no HC tá super bem explicadinho e rico em detalhes, aconselho que você passe por lá se desejar fazê-lo. Aqui eu vou dar uma pincelada e dizer como eu fiz. 

Bem, primeiro vou mostrar como estava minha parede...

Ela estava nesse tom de "coral" que nas fotos ficavam mais parecendo um laranja... Acho que por ser uma cor muito "notável" enjoei rápido, além do tecido que eu coloquei na parede da janela (vocês não sabem o trabalho que deu pra tirar, no final do post eu conto). Precisei passar três mãos de tinta branca pra cobrir a cor anterior.

O material que usei:

Folhas de EVA na cor desejada
Cola branca
Régua
Caneta
Pincel
Rolo de pintura
Tinta acrílica na cor desejada 

Comprei 3 pacotes com 5 placas de EVA cada, paguei R$10,90 em cada um na Kalunga. Minha parede mede 2,40 x 1,45  e ainda sobraram duas folhas, sem contar os tijolinhos que eu errei. Na tinta paguei cerca de R$50,00 reais, não me lembro ao certo, mas uma lata de 3,6 litros rendeu muito e ainda vou usar pra pintar outras paredes do meu quarto.

A primeira dica que eu dou é: Faça o processo por etapas. Primeiro cortei todos os tijolinhos na medida 14cm x 6cm. Confesso que demorei alguns dias pra terminar mas fiz tudo com calma.


Com tudo pronto parti pra colagemPedi que minha mãe passasse a cola enquanto eu aplicava na parede. É importante distribuir bem a cola por toda a extremidade do EVA, pra que não fique soltando na parede. Nessa hora cometi um erro muito bobo! Pensei que não fosse necessária a ajuda do molde de cartolina mencionado no post original. Ele serve pra colar tudo no seu devido lugar e sofri por não tê-lo usado.

Théo também ajudou muito, claro! =D


Depois de tudo colado na parede, é hora de passar a tinta que você escolheu. Daí não tem segredo... Usei um pincel pra ajudar a aplicar entre os tijolinhos. Depois de secar, esta pronto!!

Hora da verdade: A Remoção!

No início do post mencionei que o tecido que eu havia colocado na parede me deu trabalho na hora de retirar. Eu o apliquei com cola branca, a mesma que usei nos tijolinhos. Quando retirei, a camada de tinta da parede saiu junto com o tecido, em algumas partes a massa corrida também veio, deixando alguns buracos revelando o reboque. 

Creio que no caso do tijolinho aconteça a mesma coisa, pois ele fica bem colado! Eu disse que errei na hora de não usar o molde de cartolina, lembra? Pois é, tudo começou a ficar torto, então retirei algumas fileiras e colei novamente. Mas foi bom, pois deu pra ter uma noção de como será na hora de retirar e assim eu pude fotografar pra vocês também.

Achei fundamental dar uma noção do que vai acontecer na hora de remover tudo... Assim cada um pode ver se compensa, ou não. Pra mim compensou muito! A parede ficou super diferente, bonita e deu outro aspecto ao quarto. Você vai ter um certo trabalho pra arrumar a parede depois? Vai. Precisará retirar os restos de tinta, aplicar massa corrida novamente, lixar e pintar. Mas se for pensar somente nisso, nunca fará nada dentro de casa. Eu vou curtir minha parede por um bom tempo, como foi com aquela em que coloquei o tecido. Morar de aluguel não é desculpa pra deixar de realizar seus sonhos dentro do seu lar. Basta ter criatividade e claro, disposição!

Então é isso! Espero mostrar mais projetinhos de "faça você mesmo" aqui no blog, sempre busco uma maneira de decorar meu quarto de uma forma diferente e que tenha a minha cara, mas sempre no "bonito e barato", com coisas legais e belas mas economizando o máximo possível! Assim sobra grana pra outras coisas mais importantes como, por exemplo, viajar! kkkkkk

E aí, gostaram?


You Might Also Like

6 Comentaram

  1. Ficou muito lindo. Nem parece que é EVA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente todo mundo que vê fala isso, Adyla! =D

      Excluir
  2. Caroline,

    Amei o resultado! Estou querendo (na verdade, precisando) dar um up aqui no meu quarto. Tem muitas coisinha pra mexer, e dando umas pesquisadas, tá tudo tão caro! Essa é uma ótima solução, sem duvida!
    Obrigada pela dica :)

    Beijoca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super!! Gasta-se pouco e o resultado é perfeito!! Se fizer me manda foto =D

      Excluir
  3. Genteeee que trabalhão... É um processo hein! Mas o resultado ficou lindérrimo, parecendo 3D! À algum tempo atras também colei tecido na minha parede sabe, mas por eu morar em um local bem úmido, começou a mofar tudo e eu tive que retirar, ficou um horror! Gastei horrores no tecido ( R$ 150,00) pra depois ter que jogar tudo fora :( Mas essa ideia do EVA é inédita, achei o máximo!

    www.amigacompartilha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nath, dá um trabalhinho sim rsrs Olha, pode ser uma alternativa pra ti! Acho que a umidade não interfere no EVA. Achei melhor que tecido pois eu provavelmente iria enjoar da estampa como foi com o que eu coloquei antes... rsrs

      Excluir

Curta no Facebook!