Os segredos do bolo de cenoura!

agosto 18, 2017


Uma das (várias) coisas que eu gosto de fazer é cozinhar.. Confesso que até pensei em fazer gastronomia! Aqui em casa sou conhecida pelo meu bolo de cenoura rs. Notei que muita gente tem certa dificuldade pra fazê-lo ficar fofinho. A massa é pesada por natureza e uma coisa bem fácil de acontecer é o bolo "embatumar". Sabe, quando ele fica meio cozido por dentro? Pesado e incomível? Então, eu trouxe algumas dicas sobre a forma que eu faço e sempre dá certo! Ele fica bem fofinho, cresce bastante, uma delícia!

Você precisará de:
  • 3 cenouras médias (já já eu explico como corto)
  • 4 ovos (vou ensinar um toquezinho sobre os ovos também)
  • 1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol (mas você também pode usar o de soja se só tiver dele em casa)
  • 1 ou 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (aqui vai também do gosto pessoal. Costumo colocar uma única xícara e já fica ótimo)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - E um pouquinho mais para enfarinhar a forma.
  • 1 colher de sopa de fermento
O primeiro passo é lavar e cortar as cenouras...


O lance das cenouras é o seguinte: Sabe a parte do centro da cenoura? O núcleo, rs. Então, ela eu não uso. Pode ser impressão minha, mas notei que a massa fica mais leve e com um gosto mais suave quando eu não coloco essa parte. Coloco somente a parte que tem em volta. Corto em pedaços pra ficar mais fácil na hora de bater no liquidificador.

Os ovos...


Uma coisa que aprendi é sempre quebrá-los dentro de um recipiente antes de colocá-los dentro da receita. Não é tão difícil encontrar um ovo estragado. Vai por mim, compensa mais fazer isso do que ter que jogar tudo fora!

Depois da cenoura e dos ovos você coloca o açúcar, o óleo e bate tudo! Bem batido. Estando pronto pegue um recipiente onde caberá todo esse liquido e a farinha. E agora uma parte super importante da receita. Peneirar a farinha!


Quando ela fica guardada no armário, acaba absorvendo umidade. As vezes fica até com algumas pelotinhas e isso impede que a massa fique homogênea. Quando peneiramos retiramos essa umidade, aeramos a farinha e isso ajuda a massa crescer.


Farinha peneirada, acrescente aos poucos a primeira parte da receita e mexa bem! Eu bato a mão e confesso que nunca fiz na batedeira. Por via das dúvidas, melhor passar assim pra vocês. Bata a mão, até que a massa fique bem homogênea. Por último, coloque uma colher de sopa de fermento e bata devagar, aerando a massa, como se estivesse misturando clara em neve, sabe? Mexendo de baixo para cima.


Uma coisa legal que pouca gente sabe é que a tampa do pó Royal serve como medidor. Eu sempre me confundia com a quantidade de fermento, assim é fácil!

Despeje a massa na assadeira untada e enfarinhada. Uma dica pro bolo não ficar torto é distribuir bem a massa com uma colher. Certifique-se de que ela encoste em todos os cantinhos da assadeira. Leve ao forno pré aquecido e asse por cerca de 20 minutinhos em fogo médio (180º) ou até ficar dourado em cima. Uma boa dica é furar com um garfo. Se sair limpo esta bom, se não, deixe por mais alguns minutinhos. Após tirá-lo do forno fure-o todinho com o garfo. Reserve.

Vamos agora para a calda. Ela pode ser feita com alguma receita que você já conheça. Na minha uso 4 colheres de Nescau, duas de açúcar e duas de margarina... Pra dar mais consistência eu diluo uma colherzinha de chá de maizena em duas de sopa de leite. Junto aos outros ingredientes, mexo em fogo médio pra baixo até levantar fervura. Após esfriar um pouco coloco em cima do bolo.

Depois é só se servir =D

Assim no post pode parecer difícil por conter muitos detalhes, mas na hora de fazer garanto que é bem fácil e que ele ficará super fofinho!

Conta aí, você gosta de bolo de cenoura?


You Might Also Like

2 Comentaram

  1. Caroline!!!

    Adoro bolo de cenoura com chocolate, haha! Com um cafezinho então?!
    O meu 'forte' - que mais bem, sei fazer - é o bolo cremoso de fubá, mas já faz algum tempo que não faço!
    Adorei a receita!

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amoo bolo cremoso de fubá... aquele que vai queijo/coco ralado! amo bolo assim, de "café da tarde" rsrs claro, os mais elaborados também... amo todos! kkkk

      Excluir

Curta no Facebook!